Em breve, carros poluentes serão proibidos de circular em Barcelona

barcelona

Carros a gasóleo fabricados antes de 2006 e veículos a gasolina produzidos antes de 2000 ficarão dentro em breve impedidos de entrar em Barcelona. A medida, prevista para entrar em vigor em 2020, vai afectar cerca de 1 milhão de veículos dos 2,4 milhões de carros registados em Barcelona.

A iniciativa está prevista para 2020, mas bem antes disso muitos veículos poderão ser impedidos de circular pela cidade de Gaudí. Já em 2017, sempre que os níveis de óxido de azoto ou de nitrogénio estiverem acima do considerado seguro, os veículos mais poluentes ficam automaticamente proibidos de circular em Barcelona. Como alternativa, o município irá reforçar o número de transportes públicos de acesso e a circular em Barcelona.

Para que a ideia seja eficaz, há todo um trabalho de identificação de veículos poluentes que terá início em 2017. A Direcção Geral de Transportes irá classificar os veículos de acordo com o seu nível de emissões poluentes, e os que não receberem uma vinheta desta entidade ficarão impedidos de circular na Zona de Baixas Emissões.

Para já, e no âmbito do Programa de Medidas contra a Contaminação do Ar, as estimativas indicam que entre 40 a 60% do parque automóvel da cidade será afectado por esta decisão. Só no último ano os níveis de NOX- óxido de azoto e nitrogénio- e partículas finas em suspensão aumentaram 11% e 13%. O objectivo da autarquia é conter de forma imediata a emissão de gases poluentes.

 Foto: Marimoon 

 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php