O que fazer com o “cocó espacial”? A NASA dá €30 mil a quem descobrir uma solução

nasa

Imagine o seguinte cenário: é um astronauta numa missão espacial pelo espaço, está equipado da cabeça aos pés num complicado fato, quando de repente tem a súbita vontade de ir à casa de banho. O que faz?

Para resolver esta complicada questão do dia-a-dia de um astronauta em missão, a NASA acaba de lançar o concurso “Cocó Espacial” com um prémio no valor de €30 mil a quem conseguir encontrar uma solução criativa.

E não se pense que este é um problema de pouca importância, muito pelo contrário. Quando em missão espacial, os astronautas estão no mínimo dez horas a “navegar” pelo espaço, sem acesso à casa de banho. Em missões mais prolongadas, como o caso da viagem da nave Soyuz a 17 de Novembro, os astronautas ficaram mais de dois dias, 50 horas, à espera para entrar na Estação Espacial Internacional. Durante esse tempo, ninguém fez um intervalo para dar um pulinho à casa de banho… E chegados à nave mãe apenas tinham uma pequena sanita à disposição.

Até agora o uso das fraldas tem sido a solução mais usada, mas mesmo esta hipótese acarreta alguns problemas de segurança sanitária e protecção. Assim, os inventores terão de ter em conta o elevado risco de infecções ou irritações pelo contacto prolongado da pele com urina, fezes e menstruação. E no futuro as missões espaciais poderão prolongar-se por vários dias, como o caso de Marte, em que se estima que durante seis dias os astronautas ficarão impedidos de ir à casa de banho.

As ideias inovadoras para o concurso “Cocó Espacial” decorre até 20 de Dezembro e no próximo ano as melhores ideias serão testadas pela NASA, para serem postas em prática dentro de três anos.

Foto:

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php