O templo das garrafas recicladas

O templo Wat Pa Maha Chedio Kaew encontrou uma nova maneira de “engarrafar o Nirvana”, literalmente. Este templo tailandês, situado na província de Sisaket, foi construído a partir de mais de um milhão de garradas de vidro recicladas.

Fazendo jus ao nome “Wat Lan Kand” (Templo de Milhões de Garrafas), quase todos os espaços foram construídos com garrafas, incluindo um crematório e até as casas de banho. Actualmente, o número de garrafas incorporadas no tempo já ascende a 1,5 milhões e os monges pretendem reciclar ainda mais garrafas. Quantas mais garrafas conseguirem angariar mais espaços conseguem construir.

A colecção de garrafas começou em 1984, quando os monges as começaram a utilizar para decorar os seus abrigos. Com o passar dos anos, cada vez mais pessoas foram atraídas ao templo e o número de doações de garrafas foi aumentando, até que o número de objectos arrecadados permitiu construir o templo tal como está  hoje.

Também as tampas das garrafas são aproveitadas, uma vez que são incorporadas em mosaicos que decoram vários murais. Além de poderem ser utilizadas como um material de construção sustentável, as garrafas deixam passar a luz natural e são de fácil manutenção.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta