O refúgio mais sustentável do mundo

O Refuge du Goûter, refúgio para alpinistas a maior altitude da França, acabou de ser certificado pela sua qualidade ambiental. Localizado a 3.800 metros de altura, o Refuge du Goûter reabriu as portas para receber os alpinistas de todo o mundo e já é o mais amigo do ambiente de todo o mundo, devido a soluções de eficiência energética desenvolvidas pela Schneider Electric.

Estas soluções adaptam-se às condições extremas a que está exposto o refúgio – em pleno Monte Branco – e permitem gerir todos os recursos e energia consumidos pela infra-estrutura, desde gestão de electricidade e aquecimento até à monitorização do consumo eléctrico em tempo real.

“Devido às condições extremas em que foi desenvolvido e a que está sujeito – ventos violentos, temperaturas baixas, localização isolada – o refúgio foi um verdadeiro desafio tecnológico e humano”, explicou o presidente da Schneider Electric França, Luc Rémont.

O refúgio pode albergar até 120 pessoas e foi construído a partir de uma estrutura de madeira e de aço inoxidável, sendo energeticamente auto-suficiente. O refúgio utiliza painéis solares, geradores de biomassa e bateria para armazenamento de energia.

Apesar da sua localização, altitude e natureza da própria construção, este projecto conseguiu criar um edifício eficiente e com reduzida pegada ambiental.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta