Uma ambulância drone para emergências

Perante uma emergência, o tempo de resposta e chegada da ajuda médica pode fazer a diferença entre a vida e a morte. Uma ambulância demora em média dez minutos a chegar ao local da emergência, o que em alguns casos pode ser tempo a mais. Para solucionar o problema, Alex Monton, estudante de mestrado da Delft University criou o “Ambulance Drone”.

O “ambulance drone” consiste mesmo no que o nome indica: um drone que funciona como uma ambulância. O objectivo é salvar o maior número de vidas possível fazendo a ponte entre o tempo em que a ajuda é pedida e o tempo que a equipa médica demora a chegar a o local. Essencialmente, o drone é um kit médico destinado a todos os propósitos com suprimentos de emergência para procedimentos de salvamento.

Dentro do drone ambulância vai um desfibrilhador, equipamento para reanimação cardiorrespiratória e vários medicamentos. Uma vez que não tem de enfrentar o congestionamento do trânsito, o drone consegue chegar em apenas um minuto depois de ser enviado. A ideia é que quando o centro de assistência médica recebe uma chamada de emergência possa enviar o drone e a ambulância segue imediatamente atrás.

Além de fornecer as ferramentas necessárias para um cenário de emergência, o drone pode servir também como câmara e aparelho de comunicação, permitindo à equipa médica que vai na ambulância ver o ambiente de emergência e comunicar com as pessoas que estejam no local.  Alex Monton acredita que o uso de drones em casos de emergência médica pode aumentar a taxa de sobrevivência de 8% para 80%.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta