Carrossel sustentável

O atelier de arquitectos e designers urbanos espanhol Ecosistema Urbano acabou de apresentar um carrossel produtor de energia em Dordrecht, na Holanda, uma infra-estrutura que se ilumina, à noite, conforme o movimento que tem durante o dia.

No carrossel, as cordas, roldanas e alavancas encontram-se penduradas num toldo vermelho e branco, convidando os visitantes a dar uma voltinha. À medida que gira, o aparelho produz a energia que alimenta a sua própria iluminação. A energia do carrossel é produzida através de uma série de cordas que balançam e estão penduradas a diferentes alturas.

Existem alças que puxam os bancos para os níveis mais baixos e que permitem às crianças sentar-se e usarem os assentos para balançar para trás e para a frente, gerando energia, enquanto os adultos se podem agarrar às cordas penduradas e fazer o carrossel girar em círculo.

O carrossel armazena a energia cinética produzida através dos puxões e dos balanceamentos das cordas numa bateria colocada abaixo da superfície do parque infantil. Ao anoitecer, a energia é colocada acende as lâmpadas do carrossel.

Quanto mais interactivo é o carrossel durante o dia, mais as luzes LED brilham à noite. Situado em Governeursplein Square Park, em Dordrecht, o carrossel energético foi criado como parte de um projecto do Centro de Artes Visuais para criar objectos lúdicos para espaços públicos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta