a-revolta-das-embalagens_-by-touch

No seu primeiro ano de existência a Revolta das Embalagens, um projecto de economia social levado a cabo pela Fundação AFID Diferença em parceria com a Tetra Pak e a empresa social Blindesign (antiga Touch), registou um balanço positivo. Foram produzidas cerca 400 cestos de compras e foram reutilizadas cerca de 7 mil embalagens de cartão da Tetra Pak.

O principal objectivo do projecto “Revolta das Embalagens by TOUCH” está no desenvolvimento de produtos de design eco-social através da reutilização de embalagens de cartão da Tetra Pak, pelas mãos dos utentes e técnicos da Fundação AFID Diferença. Todas as embalagens utilizadas foram recolhidas junta da comunidade, com os clientes, familiares e colaboradores a abraçar este projecto.

“Não há palavras que descrevam o nosso orgulho com este projecto. Ao fim deste primeiro ano, temos uma equipa de jovens utentes e técnicos extremamente comprometidos com a iniciativa. Não só estamos a trabalhar na inclusão de pessoas com deficiência na vida activa, como também estamos a promover uma maior sustentabilidade ambiental. Apostamos na inovação e marcamos a diferença com este projecto e os resultados estão à vista”, afirma o Presidente da Fundação AFID, Dr. Domingos Rosa.

Com a produção e comercialização destes produtos, a AFID tem vindo a desenvolver um modelo de negócio social sustentável. Para a produção de um saco de compras são necessárias 17 embalagens de 1 litro, pelo que as embalagens de cartão para bebidas ganham agora nova vida.

“A Revolta das Embalagens posiciona-se como um projecto de carácter social e ambiental, que promove a reutilização de embalagens para o desenvolvimento de um negócio social responsável e auto-sustentável. A Tetra Pak orgulha-se do sucesso desta iniciativa e certamente irá trabalhar para dar continuidade e expandir o projecto”, refere Ingrid Falcão, responsável de Ambiente da Tetra Pak em Portugal.

A Oficina da Revolta das Embalagens by TOUCH situa-se em Alfragide, na Amadora, onde um técnico e cerca de 12 jovens se dedicam à confecção das alcofas. As alcofas podem ser adquiridas que podem ser adquiridas junto da Fundação AFID Diferença ou no site do projecto.

 Foto: A Revolta das Emablagens by Touch 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta