A tribo mais isolada do mundo?

Na paradisíaca Ilha Sentinela do Norte, no Oceano Índico, existe uma das últimas tribos que ainda não tiveram contacto com a civilização – os sentinelas. Há cerca de 60.000 anos que a tribo habita esta ilha isolada e afasta os visitantes.

Com praias idílicas e uma floresta densa, a ilha não é frequentada por turistas ou pescadores. Nos últimos anos, todas as tentativas de contacto exterior têm sido rebatidas com violência – e lanças e pedras atiradas pelos elementos da tribo.

Em 2006, dois homens que pescavam ilegalmente perto da ilha foram mortos pelos sentinelas. Dois anos antes, durante o tsunami que varreu o sudoeste asiático, um helicóptero da Guarda Costeira indiana tentou sobrevoar a ilha, sem sucesso. Às primeiras pedras e lanças atiradas pelos elementos da tribo, o piloto decidiu recuar.

Localizada na Baía de Bangal, a ilha pertence à Índia e as origens da tribo permanecem uma incógnita. Intocada pela civilização moderna, pouco se sabe sobre a língua, cultura e rituais da tribo. Assim, há poucas fotos dos elementos que constituem a tribo e algumas versões diferentes sobre o que se passa na ilha.

O Governo indiano escolheu manter a Ilha Sentinela do Norte incontactada e, inclusive, proibiu o acesso a ela – é ilegal chegar até 4,8 quilómetros do local. Nos últimos tempos, porém, a Survival International tem anunciado a presença de vários barcos de pesca ilegais nas águas da ilha – o que pode pôr em risco a própria sobrevivência da tribo, uma vez que ela nunca teve contacto com gripes ou doenças virais como o sarampo.

Ainda assim, sabe-se que a população deverá andar entre as 100 pessoas. Será esta a tribo mais isolada do mundo?

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta