Quando a ciência se une ao entretenimento

Com tantas espécies novas a serem descobertas todos os anos, muitos investigadores têm-se virado para apresentadores, actores ou cantores quando chega a hora de lhes dar um nome. É uma forma de os homenagear mas também, no caso dos músicos, um reconhecimento de quem, com a sua obra, lhes faz companhia durante tantas horas diárias de solidão investigativa.

1.Scapatia Beyoncea

O nome da mosca encontrada em Queensland, na Austrália, é uma homenagem à diva Beyoncé – uma espécie de homenagem. Para os investigadores, o seu rabo dourado lembra QueenB no clipe “Bootylicious”, do grupo Destiny’s Child.

2.Aleiodes Shakirae

Beyoncé não é a única diva pop a ser homenageada pelos cientistas. Esta vespa descoberta no Equador foi baptizada em alusão à cantora Shakira, porque rebola como se não houvesse amanhã, tal e qual a colombiana.

3.Johnnyi, Joeyi, Deedeei e Ceejayi

Os quatro membros da banda punk Ramones inspiraram os descobridores de quatro espécies de atropódes pré-históricos, cujo nome genérico é Mackenziurus.

4.Aleoides Elleni

O mesmo pesquisador que descobriu a versão vespa de Shakira também homenageou a apresentadora americana Ellen Degeneres, ícone do orgulho LGBT.

5.Predatoroonops Schwarzeneggeri

Esta aranha está entre as 17 espécies descobertas pelo Instituto Butantan e baptizadas em homenagem ao filme “O Predador”. O seu nome se deve aos bíceps bombados, como o do ator austríaco Arnold Schwarzenegger, que protagoniza o blockbuster

6.Dendropsophus Stingi

O cantor Sting foi homenageado pelos seus préstimos à preservação da floresta amazónica, dando o nome a este sapo da Colômbia

7.Coloborhynchus Spielbergi

O cineasta Steven Spielberg foi homenageado pelos paleontólogos que encontraram esta espécie no nordeste brasileiro.

8.Tympanoctomys Kirchnerorum

Este rato argentino não baptizado de Messi – talvez uma pulga o seja – em homenagem ao ex-presidente Néstor Kirchner, morto em 2010, e à viúva e hoje presidente, Cristina Kirchner. Os pesquisadores disseram tratar-se de um agradecimento pelo incentivo público à pesquisa. Mas não é que parece mais uma indireta a tantos casos de corrução à era Kirchner?

9.Apistogramma Mendezi

O peixe que habita as águas do rio Negro foi baptizado para homenagear o ambientalista brasileiro Chico Mendes.

10. Jaggermeryx Naida

No Verão, o fóssil de uma nova espécie de um animal semelhante a um pequeno hipopótamo com grandes lábios foi descoberto no deserto do Egipto. Desta vez, a estrela a ser apadrinhada pela descoberta foi o seu lookalike Mick Jagger.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta