poder-do-vento

Um software de previsão de vento desenvolvido ao abrigo do projecto europeu HPC4E consegue reduzir a margem de erro em 15% face aos métodos que são adoptados nos circuitos habituais. Esta vantagem será mais uma boa razão para investir em energia eólica.

A Iberdrola ultima em Barcelona, no Supercomputing Center, uma ferramenta que desenvolve um novo software de previsão de vento com financiamento comunitário. O High Performance Computing for Energy (HPC4E) permite conhecer com uma assinalável precisão como circula o vento dentro de um parque eólico.

De acordo com o director do projecto que representa a Iberdrola, Luis Prieto, o primeiro objectivo da equipa que integra foi “conhecer melhor como circula o vento dentro de um parque eólico, antes da sua construção para que o possamos desenhar em função desse conhecimento”.

O HPC4E, resultado de cinco anos de investigações, associa este conhecimento de campo à supercomputação. Luis Prieto explica como: “O movimento do ar na atmosfera segue as leis da física. O problema que se nos apresenta sob esta forma resolve-se com um conjunto de equações muito complexas, tão complexas que não têm solução analítica, de modo que o que se fazem são aproximações”. E o que a sua equipa fez foi aproximações sucessivas, até alcançar o rigor que até agora não era possível: com uma margem de erro atrativa para quem deseja investir em energia eólica – uns escassos 15%.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta