A terra voltou a tremer na ilha de Sumatra, Indonésia, provocando perto de 100 mortes

sismo-indonesia

A terra voltou a tremer. Desta vez, um terramoto de 6,5 na escala de Richter atingiu a ilha de Sumatra, na Indonésia, ao início da manhã. O balanço provisório até ao momento dá conta de pelo menos 97 mortos e mais de 500 feridos.

A província de Aceh foi a região mais afectada pelo sismo que, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) teve o epicentro a apenas 8,2 km de profundidade e 5,8 km a noroeste de Pante Raja.

Ainda é cedo para ter uma verdadeira noção dos danos, mas até agora pelos menos 14 mesquitas da ilha desabaram, um hospital ficou danificado e dezenas de edifícios e ruas estão completamente destruídos e irreconhecíveis.

Actualmente cerca de 147 milhões de indonésios, mais de metade da população do país, vivem em locais com elevado risco sísmico. De recordar que esta não é a primeira vez que a província de Aceh é atingida por um sismo de elevada magnitude. A 26 de Dezembro de 2004 a região sofreu um sismo de 9,1 na escala de Richter que originou um tsunami no Oceano Índico, provocando a morte a 250 mil pessoas, 100 mil apenas na zona da Indonésia.

Foto: Zian Muttaqien/ AFP

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php