Fábrica abandonada convertida em complexo residencial verde

O Green Cascade é um complexo habitacional em Lyon, França, que decididamente é diferente da maior parte dos edifícios residenciais urbanos. Concebido pelo Atelier de la Passerelle, este bloco de apartamentos resultou da conversão de uma velha fábrica abandonada numa zona residencial despoluída e com vários espaços verdes.

Outrora, a velha fábrica dedicou-se à produção de pequenas peças de metal para as máquinas de gravura e impressão têxtil. No mesmo local existem agora cerca de 100 apartamentos com jardins integrados, espaços abertos e pátios que asseguram a entrada de luz natural no complexo.

A centena de apartamentos distribui-se por cinco edifícios, sendo que quatro são virados para a rua e um é interior, refere o Inhabitat. Contudo, o atelier responsável pelo projecto arquitectónico assegurou que havia espaço suficiente para a circulação de ar e para pequenos jardins e pátios.

Todas as janelas são esfumadas, para manter os interiores frescos e a isolação minimiza as perdas energéticas, bem como o barulho entre os apartamentos. Todos os apartamentos possuem grandes varandas e o espaço interior é flexível e pode ser customizado. O complexo residencial possui ainda um sistema de aproveitamento de água das chuvas para regar os vários jardins.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta