Seca em Madagáscar atinge cerca de 1 milhão de pessoas

seca-madagascar

Madagáscar é uma das regiões do planeta que está a sofrer intensamente com a seca provocada pelas alterações climáticas. Estima-se que esta situação se vai manter nos próximos meses.

Cerca de 1 milhão de pessoas estão a passar fome no Madagáscar devido às fracas colheitas. A crise humanitária que se declarou na região aparenta estar para durar.  Segundo o representante da organização Catholic Relief Services em Madagáscar, Joshua Poole, os agricultores no Sul do país começaram a plantar sementes devido às chuvas recentes, “mas essas sementes podem ser desperdiçadas se não houver mais chuva para as plantações crescerem”, afirmou.

Há pessoas que à falta de outros alimentos comem frutos de cactos, já fizeram constar elementos que integram as organizações humanitárias que operam na região. A ajuda a estas pessoas, cada vez em maior número, levou a ONU a cortar as rações individuais para chegar a mais gente. E no sul de Madagáscar já há famílias que estão a vender as suas terras e pertences para sobreviver, informaram fontes do Programa Alimentar Mundial (PAM) da ONU.

A África Austral tem sofrido uma das secas mais severas dos últimos 35 anos devido ao fenómeno climático El Niño. Milhões de pessoas em toda a região estão a precisar de ajuda alimentar, mas o Sul de Madagáscar é uma das mais atingidas.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php