central-park-new-york-city

O projecto começou em 2015, mas desde então não parou de evoluir. A última actualização do mapa que fornece e recebe todas as informações sobre as árvores da cidade foi feita há dias. A vegetação de Nova Iorque está toda mapeada.

Qualquer nova-iorquino pode saber quantos litros de água da chuva é capaz de reter uma determinada árvore do seu bairro e qual a sua capacidade de absorção de CO2. Para tal basta consultar o mapa interactivo que concentra toda a informação relativa à arborização da cidade de Nova Iorque.

O NYC Parks, o departamento de parques e recreação da cidade de Nova York tem registadas nesse site 684,5 mil árvores e praticamente toda a vegetação da cidade está catalogada por espécies. Este mapeamento começou a ser feito em 2015 por 2.300 voluntários. Durante esse processo, cada árvore recebeu um número de identificação e uma cor, que a relaciona como pertencendo a uma das 210 espécies registadas. Espécies relacionadas receberam cores similares, para dessa forma ser possível observar qual o tipo de árvore que predomina em cada bairro.

Ao clicar numa árvore, qualquer cidadão pode ver informações sobre a espécie, a folha, o diâmetro e a sua localização.  Através do Google Street View, pode, inclusive, visualiza-la. Também é possível saber qual é o impacto ambiental e financeiro daquela árvore na cidade.

Segundo o Serviço de Florestas dos Estados Unidos, as quase 685 mil árvores da cidade são capazes de reduzir a emissão de dióxido de carbono (CO²) e de outros gases poluentes em cerca de 1,2 milhão de toneladas e a sua grande capacidade de retenção de água diminui o risco de inundações, poupando à economia um valor estimado em 10,8 milhões de dólares. A última actualização do site foi feita há poucos dias.

Foto: via graymalin.com

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta