Prémio Agir distingue três projectos de combate à pobreza e exclusão social

vencedores-premio-agir_-ren

O projecto “Localizar-TE” desenvolvido pela secção de Braga da Oikos, foi o vencedor da terceira edição do Prémio AGIR da REN, este ano dedicado ao combate à pobreza e exclusão social. O projecto TLT – Talentos em Livre Trânsito e o projecto Super Babysitters foram também distinguidos nesta 3ª edição do Prémio AGIR que contou com 176 candidaturas, o mais elevado desde a sua criação em 2013.

O “Localizar-TE – Inclusão Socioeconómica de Jovens NEET (Not in Education, Employment, or Training) na Economia Local” é uma experiência piloto para a inclusão de jovens que não estudam nem trabalham, procurando integrá-los nas dinâmicas socioeconómicas locais, através do empreendedorismo aliado à produção agro-alimentar. Este projecto visa complementar uma metodologia desenvolvida pela Oikos a partir da Delegação de Braga, assente na prevenção, capacitação para o emprego e empreendedorismo.

O segundo lugar do prémio Agir foi atribuído ao projecto TLT – Talentos em Livre Trânsito da SAPANA.org. Esta iniciativa destina-se a promover a formação de indivíduos em duas fases: um programa intensivo de capacitação em grupo que dura 9 dias ao longo de 3 semanas e uma segunda fase de follow-up com processo de mentoria ao longo de 6 meses. A decorrer no Porto, Guimarães, Évora e Setúbal, desde 2012, os TLT já abrangeram mais de 500 pessoas, com uma taxa de sucesso na ordem dos 70%, em termos de emprego por conta de outrem e próprio emprego.

Em terceiro lugar ficou o projecto Super Babysitters que proporciona um serviço de babysitting solidário prestado por voluntárias experientes e de confiança, que se deslocam a casa de famílias com baixos rendimentos, permitindo que, a um custo suportável, estas tenham quem cuide dos seus filhos, para poderem aceitar um emprego fixo ou frequentar uma formação. Este serviço é actualmente prestado em Lisboa, Setúbal e será também lançado no Porto.

Foto: REN

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php