Uma horta biológica numa escola primária

As crianças da escola primária nº216, em Gravesend, Brooklyn já não têm de comer refeições misteriosas confeccionadas nos locais mais imprevistos, graças à horta biológica que têm nas traseiras da escola.

Antigamente, o local era um parque de estacionamento abandonado. Porém, os arquitectos da WORKac transformaram o sítio numa horta, que também uma sala de aula ao ar livre, onde a sustentabilidade e a agricultura urbana é ensinada às crianças.

Adicionalmente, o espaço compreende ainda uma cozinha para aulas, uma estufa e uma parede de sistema, que permite aos alunos observarem o processo de aproveitamento de águas da chuva. Além de aproveitarem a água das chuvas, a horta biológica possui ainda um centro de compostagem, um centro de separação dos resíduos e um galinheiro.

O projecto começou em 2010, através dos esforços do Edible Schoolyard NY, que com a colaboração do WORKac concretizou a ideia. O Edible Schoolyard é uma organização que colabora com escolas públicas para a oferta de cursos de culinária e jardinagem, com o objectivo de ampliar as ferramentas e conhecimentos das crianças para que possam fazer escolhas de vida mais saudáveis.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta