As casas de bambu de Elora Hardy

Depois de anos a desenhar padrões para os tecidos dos maiores criadores de moda em Nova Iorque, Elora Hardy decidiu trocar uma carreira promissora no mundo da moda para se dedicar à construção de casas ecológicas em bambu na Indonésia.

Elora cresceu em Bali, mas durante a adolescência foi viver para os Estados Unidos. Em 2010, decidiu voltar à sua terra e criar a Ibuku, uma empresa de design de habitações em bambu.

O bambu é uma das plantas que mais rápido cresce e tem uma força de compressão semelhante ao cimento e um rácio resistência-peso comparável com o aço, o que o torna numa material de construção ideal e ecológico. A humidade e os danos provocados pelos insectos são as principais desvantagens do bambu, mas se for tratado, as estruturas construídas com este material podem durar uma vida. E a Ibuku trata o bambu que utiliza em todas as construções com boro, um elemento que se encontra na natureza.

Para construir as habitações em bambu, Elora trabalha com a sua equipa de designers e com uma equipa de construtores e artesão locais, que montam a casa.

A ideia para criar a Ibuku surgiu da Green School, uma escola em Bali fundada pelo seu pai, que foi inteiramente construída em bambu e de acordo com princípios ecológicos.

Veja aqui as construções sustentáveis criadas pela Ibuku.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta