Portugueses criam dispositivo para medir taxa de alcoolémia através do smartphone

alcool

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) criou um dispositivo eletrónico que, ligado a um telemóvel, mede a taxa de alcoolémia. Para accioná-lo o condutor só tem de soprar para um sensor ligado por Bluetooth ao seu smartphone.

Esta aplicação foi desenvolvida no Departamento de Engenharias da UTAD, no âmbito do mestrado em engenharia eletrotécnica e de computadores realizado por Ana Patrícia Queirós Gomes, sob a orientação dos investigadores Lio Fidalgo Gonçalves e Raul Morais dos Santos.

O alcoolímetro smartwatch wearable integra uma aplicação móvel que possibilita a rápida e fácil estimativa da taxa de alcoolémia por analogia à quantidade de álcool detectado na respiração do seu utilizador. Já testado, este sistema mostrou resultados cuja precisão foi confirmada através da sua comparação com o aparelho atualmente utilizado pelo comando da Polícia de Segurança Pública de Vila Real.

Os responsáveis por este trabalho reconhecem a importância, não só da “oportunidade de o condutor poder aferir a taxa de alcoolemia a qualquer hora com a conveniência de um dispositivo wearable, mas sobretudo de, através desta monitorização, poderem resultar grandes progressos na prevenção de acidentes rodoviários”.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php