A cidade abandonada de Caofeidian

“Tão preciosa como o ouro”. Foi assim que então o antigo presidente do Governo chinês, Hu Jintao, a descreveu aquando da visita em 2006. Caofeidian estava destinada a ser a “primeira cidade do mundo ecológica totalmente passível de construir”. No entanto, dez anos depois e um investimento de €74,3 mil, foram poucos os habitantes que se mudaram para esta cidade agora reclamada pelo mar.

A eco-cidade de Caofeidian começou a ser construída em 2003 e fica localizada a 200 quilómetros a sudeste de Pequim. Caofeidian, na província de Hebei, era originalmente uma pequena ilha, que foi expandida através da utilização da areia dragada do mar.

O projecto apenas foi exequível através de grandes empréstimos bancários, refere o Guardian. Quando a cidade estava já meia construída, os empréstimos foram suspensos e muitos projectos ficaram parados devido à falta de financiamento, ao aumento dos preços dos materiais de construção e à falta de apoio governamental.

Caofeidian foi projectada para acomodar um milhão de habitantes, mas apenas poucos milhares para lá se mudaram. Aos poucos, a cidade foi entrando em decadência e foi sendo abandonada por aqueles que para lá se haviam mudado, transformando-se progressivamente numa cidade fantasma.

Actualmente, Caofeidian é uma cidade quase deserta que luta diariamente para pagar as taxas de juros dos empréstimos avultados que recebeu dos bancos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta