Esta imensa gruta tem a sua própria praia, selva e clima

A terceira maior gruta do mundo

A gruta de Hang En, no Vietname, é tão grande que tem o seu próprio clima, uma selva e uma praia. Segundo conta o fotógrafo Lars Krux, que se aventurou na gruta com a sua esposa, Justyna Krux, e outros turistas, há inclusive quem leve a sua tenda e passe a noite na praia de Hang En – é isto que a terceira maior gruta do mundo oferece.

A gruta fica situada perto da fronteira com o Laos e pode ser encontrada depois de uma caminhada de 10 quilómetros pela selva do parque nacional de Phong Nha-Ke Bàng.

“O meu objectivo é explorar o planeta ao máximo e nunca tinha estado no Vietname. O acesso à gruta é difícil, uma vez que não há estradas perto e temos de caminhar 10 quilómetros entre subidas e descidas, atravessar vários rios com níveis de água até 1,5 metros e podemos se atacados por sanguessugas que se agarram à nossa pele”, explicou Lars Krux, que vive em Hamburgo na Alemanha.

“Depois de várias horas de caminho, percebi que valeu a pena transportar 15 quilos de equipamento fotográfico através da selva”, continuou. “Vimos uma gruta gigante com um lago azul-turquesa, uma praia de área e algumas tendas. A nossa casa durante uma noite”.

A gruta de En Hang é vizinha da Hang Son Doong, a maior do mundo e que foi descoberta em 2009 por espeleólogos ingleses liderados por Howard Limbert. No parque nacional de Phong Nha-Ke Bàng, aliás, existem cerca de 150 grutas, muitas delas ainda não investigadas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php