Uma casa construída numa gruta

Na cidade de Festus, no estado norte-americano do Missouri, o casal Curt e Deborah Sleeper construiu uma casa dentro de uma gruta de 1.400 metros quadrados. Construída em 2011, a casa tem espaços interiores modernos integrados em paredes de arenito que criam um “exemplo incrível de arquitectura energeticamente eficiente”.

Quando os Sleepers compraram uma propriedade de 1,2 hectares em Festus, a gruta de arenito vinha incluída no negócio. Antes de receber a nova casa, a gruta tinha funcionado como parque de skate e espaços de concertos – Bob Seger, Ted Nugent e Tina Turner chegaram a actuar lá. Mas as propriedades de isolamento natural levaram o casal a utilizar aquela estrutura para construir a sua casa.

A gruta consiste em três quartos – os Sleepers decidiram deixar manter as paredes no seu estado natural o que, convenhamos, dá um charme à propriedade. As paredes deixam cair areia, pelo que a família criou um tecto interior e colocou coberturas nas zonas que precisam de estar limpas. “Vivemos com a natureza. [Como a gruta funcionou como mina], não temos de nos preocupar com mais ou menos bichos que uma casa normal”, explicou Curt Sleeper.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta