hangover

Há quem garanta que hoje é uma espécie de Dia Mundial das Ressacas, mas evitar uma intoxicação alcoólica no dia seguinte não é tão difícil como pode parecer. Fique com algumas sugestões da jornalista Yuka Yoneda para curar a ressaca do dia seguinte, para que chegue a 2 de Janeiro com uma dor de cabeça menos forte.

1- Bananas

Os atletas adoram as bananas por causa do potássio, e é esta a razão que as torna em grandes curadoras de ressacas. Quando estamos neste estado, o nosso corpo perdeu bastante potássio, que precisa de ser restabelecido – por isso, uma banana ao acordar consegue aliviar-nos um pouco os sintomas.

2- Mel

O mel é um daqueles alimentos milagrosos que têm várias funções, incluindo ajudar-nos a ultrapassar a ressaca com menos “dores”. O mel ajuda o nosso corpo a metabolizar o álcool de forma mais eficaz, mas também possui potássio, como as bananas. Se estivermos mesmo mal podemos comer até seis colheres de chá de mel a cada 20 minutos – e conjugar este alimento com… uma banana.

3- Banho de wasabi

Curar uma ressaca é um misto de colocar novas substâncias no nosso corpo mas também retirar o álcool de lá. E um terço destas matérias tóxicas terão de sair pela pele. Uma das formas de o fazer é tomar um banho quente. Para ajudar na desintoxicação, podemos colocar um pouco de wasabi – ou sais de wasabi – na nossa esponja.

4- Hidratos de carbono

Os hidratos de carbono são excelentes curadores de ressacas, uma vez que se irão misturar a todo o álcool ingerido. É melhor, porém, escolhermos algo que não nos dê a volta ao estômago, como esparguete ou pão com manteiga.

5- Tomates

Há uma razão objectiva para que tanta gente adore beber um Bloody Mary imediatamente após uma bebedeira. Esta bebida é rica em vitaminas, minerais e enzimas que as bebidas alcoólicas “roubam” do nosso corpo e contêm fructose que nos ajuda a metabolizar o álcool no nosso sistema. Se quer que o seu quarto pare de andar às voltas, tente beber algum sumo de tomate com pimenta, açucar e lima.

6- Água

É o melhor ingrediete para a ressaca. Ponto. Há quem garanta que beber um copo de água entre bebidas alcoólicas reduz de forma radical a dor de cabeça do dia seguinte – ou, se se lembrar, fazê-lo quando chega a casa. Mas agora é tarde demais para isso, não é?

Foto: via Creative Commons

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