Antárctida: icebergue com 5 mil metros quadrados em risco de ruir

nasa-goddard-space-flight-center

Um icebergue com cerca de 5 mil metros quadrados está em risco de ruir na região da Antárctida. Tido como um dos dez maiores icebergues do mundo, a situação está a deixar os cientistas de todo o mundo em estado de alerta.

Localizado na maior plataforma de gelo da Antárctida, na plataforma de gelo Larsen, este imenso icebergue está neste momento preso por um pedaço de gelo com apenas 20 quilómetros.

Para que se perceba a gravidade da situação, importa perceber a importância deste icebergue e a sua posição estratégia. O Larsen C, com 350 metros de espessura, fica na costa oriental da Península Antárctida e tem como função travar o fluxo de glaciares, ou seja os rios gelados, que estão nas proximidades. Consequência? Se o gelo retido na barreira Larsen C, com o tamanho equivalente à região do Algarve se desprender, o nível do mar poderá subir cerca de dez centímetros.

Esta não é a primeira vez que a plataforma de gelo Larsen está em risco. Já em 1995 deu-se o colapso do Larsen A, e mais tarde em 2002 o Larsen B acabou por se desintegrar quase na totalidade. “Se o icebergue do Larsen C não se desprender nos próximos meses, ficarei espantado”, alertou Adrian Luckman, professor da Universidade de Swansea, à BBC.

Foto: NASA Goddard Space Flight Center

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php