O belo Ali Barbour

O Ali Barbour Cave Restaurant, em Diani Beach, Quénia, não é um restaurante qualquer. Situado numa caverna que terá, pelo menos, 180 mil anos, ele tem várias salas num espaço a dez metros do solo. O espaço, reconvertido como restaurante, fica a poucos metros do Oceano Índico e é conhecido, para além da sua beleza, pelos pratos vegetarianos – ele é um único restaurante do país com esta “benesse”.

A propriedade foi comprada nos anos 50, mas até então ninguém sequer sonhava com a existência de uma caverna com estas dimensões. Há três décadas, os pais de Tracy Barbour descobriram a caverna, por acaso, quando removiam alguns terrenos. A sua astúcia levou-os a inaugurar um restaurante naquelas salas subterrâneas, e a verdade é que o Ali Barbour é hoje um dos locais mais conhecidos do Quénia.

Desenhado sob influência árabe, o edifício é humilde por fora, mas vai engrandecendo através de uma escada em espiral, que leva os clientes para um bar e, depois, até à parte central do restaurante. Uma abertura gigante no tecto da cave permite ver o céu estrelado e dá um ambiente místico à caverna.

Para além de não ter requerida quase nenhuma transformação do terreno, o restaurante tem outras propostas sustentáveis: há o tal menu vegetariano, os fornecedores são locais e comprados à comunidade. Veja algumas fotos do Ali Barbour.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta