Os dez alimentos mais perigosos para os gatos

gatos-e-leite

Qualquer pessoa que tenha um gato sabe que os felinos preferem a comida dos humanos aos enlatados. E se ver um gato a tentar roubar comida do prato dos donos pode ser engraçado, também pode ser perigoso. Existem vários alimentos que têm efeitos secundários pouco desejáveis ou que podem até mesmo ser prejudiciais à saúde dos gatos. Fique aqui a conhecer os 10 alimentos mais perigosos para os felinos.

1.Passas

Apesar de as passas serem um aperitivo saboroso e saudável para as pessoas, este alimento pode ser venenoso para os gatos. A ingestão de uma quantidade considerável pode levar à falência dos seus rins. Deve evitar, assim, dar passas ao seu animal, bem como uvas. Caso o seu gato ingira acidentalmente estes alimentos fique atento aos sinais, que podem variar entre a falta de apetite, diarreia e fraqueza.

2.Cebolas

As cebolas contêm sulfóxidos e dissulfetos que podem destruir os glóbulos vermelhos e causar problemas de sangue, incluindo anemia, nos gatos.

3.Alho

O alho é um membro da família das cebolas e, portanto, também é perigoso para os gatos. É considerado até mais perigoso que a cebola, porque as toxinas estão mais concentradas. No entanto, existem menos alimentos com alho. Em qualquer dos casos, evite dar alimentos que contenham alho ou cebola ao seu gato.

4.Ovos crus

Ninguém, nem mesmo os gatos, devem ingerir ovos crus a menos que haja a certeza de que não há risco bacteriológico. No entanto, o risco de salmonelas ou E. coli é elevado e estes microorganismos podem ser perigosos para a saúde felina.

5.Álcool

Não deveria ser necessário avisar que não é indicado, em circunstância alguma, dar álcool aos animais. Contudo, caso o seu gato ingira acidentalmente bebidas alcoólicas deve ficar atento. O álcool pode causar intoxicação e até mesmo envenenamento.

6.Cafeína

Nunca de café ou derivados da cafeína aos gatos. As comidas e bebidas que contêm este estimulante são perigosas para os gatos. No organismo dos felinos, a cafeína funciona como um diurético e causa a desidratação. Paralelamente, a cafeína também estimula o coração e o sistema nervoso dos animais. O chocolate também se insere nestes produtos, uma vez que contém cafeína e teobromina, um componente químico que pode matar os gatos.

7.Pedaços de gordura

A gordura pode ser benéfica em pequenas quantidades, mas dar ao seu gato uma grande quantidade de restos de gordura dos alimentos que cozinha pode não ser boa ideia. A gordura pode causar problemas de estômago, vómitos e diarreia.

8.Ossos

Os ossos são dos alimentos mais perigosos desta lista. Além de serem tóxicos, os ossos podem fragmentar-se no processo de cozedura e podem causar lesões internas ou obstipações intestinais. Os ossos crus também não são boa opção.

9.Leite

Os gatos tornam-se intolerantes à lactose no estado adulto. A incapacidade de degradar a lactose dos produtos lácteos significa que o seu gato pode ter diarreia. Ficar doente devido à ingestão de leite ou derivados pode causar desidratação e poderá ser necessária uma ida ao veterinário.

10.Avocado

O aparentemente avocado contém um fungicida natural que é tóxico para os animais, incluindo os gatos. Portanto, não dê avocado ao seu gato nem o deixe brincar com o fruto. Dependendo da quantidade de avocado ingerida, o felino pode apresentar problemas gastrointestinais, problemas respiratórios ou cardíacos.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php