Ecopontas e Papachicletes: uma inovação ambiental em Guimarães

ecopontas-guimaraes

Em Guimarães há duas novas estruturas que não deixam ninguém indiferente: estamos a falar do Ecopontas e do Papapchicletes.

O Ecopontas permite dar uma nova vida às pontas de cigarros, transformando-as em energia ou em materiais de construção. Quanto ao Papachicletes, esta nova estrutura vai criar plástico através das pastilhas elásticas.

Tanto as pontas dos cigarros como as pastilhas elásticas são dois dos resíduos mais encontrados nas praças e ruas do nosso país. Estas duas estruturas de mobiliário urbano são assim uma preciosa ferramenta para educar os cidadãos para uma maior consciência ambiental e também para reduzir a quantidade (não raras vezes muito elevada) de pontas de cigarro e restos de pastilhas elásticas que encontramos pelo caminho.

Em Guimarães existem já várias estruturas como estas espalhadas pela cidade, com resultados bastante positivos. Logo no primeiro mês de instalação pelas ruas vimaranenses foram recolhidas mais de dez mil pontas de cigarros e cerca de 900 pastilhas elásticas.

Conheça mais sobre este projecto inovador neste vídeo do Minuto Verde.

O Minuto Verde é uma rubrica produzida pela Quercus e emitida aos dias úteis na RTP.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php