As poupanças do Miito

Quando aquecemos água numa chaleira ou jarro de água eléctrico, é muito provável que muita dessa água seja desperdiçada, bem como toda a energia que foi despendida para a aquecer. Para mitigar este problema, uma dupla de designers criou a Miito, uma chaleira que aquece apenas a água que queremos.

A Miito, que aquece a água por indução, é uma base que contém um electroíman e se liga à corrente. A base funciona com uma haste fina de metal com um grande pé redondo e uma ponta revestida de plástico. Para ferver o líquido, a haste é colocada no interior do recipiente, que fica sobre a base. A indução electromagnética aquece a haste de metal, e esta aquece a água.

Ao utilizar este processo, apenas a água do recipiente é aquecida. Não há excesso de água aquecida nem energia perdida, sendo perfeita para aquecer chá, por exemplo. Para além de eficiente, o processo é bastante rápido.

“A indução é uma forma muito eficiente de transferir energia”, explicou Nils Chudy, que desenvolveu o Miito com Jasmina Grase. “Acreditamos que uma chávena possa aquecer num minuto, mas ainda estamos a desenvolver o aparelho”, continuou. Assim que o líquido começa a ferver, o Miito volta à arrefecer. Depois, a haste é retirada, limpa e colocada de volta no seu local, na base.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta