costa portuguesa

Com o objectivo de proteger praias, dunas e arribas será criado pelo actual governo, sob tutela da Ministério do Ambiente, o Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO). Com a data de lançamento agendada para amanhã, o programa terá à disposição três milhões de euros.

Com a costa continental portuguesa a ganhar cada vez mais relevância no campo ambiental e económico, proteger o litoral português é prioridade. Para isso o actual Governo “considerou necessária a definição de um Programa de Monitorização da Faixa Costeira para permitir a execução de acções de protecção e valorização da costa”, explica o Ministério do Ambiente.

E onde será aplicados os três milhões de euros? Em comunicado, o ministério refere que este montante visa essencialmente melhorar a “acessibilidade à informação sobre a dinâmica e tendência evolutivas da faixa costeira, por forma a dar suporte ao planeamento estratégico e gestão costeira.”

Durante 36 meses, o programa COSMO irá realizar diversos trabalhos de monitorização das praias, dunas e arribas, tais como os levantamentos topográficos e hidrográficos ao longo de toda a faixa costeira portuguesa.

Foto: Annette Dankmeier / Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta