Qual é o novo petisco para os morcegos vampiros no Brasil? Sangue humano

morcego vampiro

É um acontecimento inédito que está a deixar os cientistas de todo o mundo bastante preocupados: morcegos vampiros estão a atacar humanos no Brasil.

Mesmo tendo um nome muito pouco apelativo, os morcegos vampiros eram tidos até agora como inofensivos para os humanos. Até ao momento não havia qualquer registo de um animal desta espécie ter atacado um humano, mas recentemente a situação alterou-se. Há já mesmo relatos de morcegos vampiros a atacar humanos em busca do seu sangue no Parque Nacional do Catimbau, zona de Pernambuco.

A explicação pode estar na falta de alimentos ao dispor destes animais que, por uma questão de sobrevivência, estão a procurar outra forma de subsistência que compense a sua fonte de alimento base, o sangue de pássaros. Os danos ambientais causados pela exploração humana na região, responsáveis pela diminuição da população de aves na zona, são apontados igualmente como causa provável para a estranha situação.

Para tentar perceber qual o impacto desta mudança, a Universidade de Pernambuco levou a cabo um estudo agora publicado na revista Bio One. Os investigadores recolheram amostras de fezes dos animais para perceber que seres vivos os morcegos estariam a atacar, tendo encontrado vestígios de ADN humano.

Para os responsáveis pelo estudo, esta mudança de comportamento está ligada à cada vez mais difícil capacidade de sobrevivência desta espécie, conhecida por ser um transmissor de raiva, doença ainda sem cura e que afecta anualmente perto de 70 mil pessoas em todo o mundo.

Foto:  Rarepic in / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php