Sabe a quantidade de açúcar presente num iogurte? A resposta pode assustá-lo…

iogurte_ sinazucar.org

Sabe a quantidade de açúcar presente nos alimentos que come diariamente? No iogurte que come todas as manhãs ao pequeno almoço ou no boião de fruta que o seu filho devora a meio da tarde? A resposta pode ser assustadora e está agora ao alcance de todos através do projecto SinAzucar.org.

Navegando pelo site deste projecto criado por Antonio Rodríguez Estrada, depressa percebemos que o açúcar está presente (mas bem escondido) na grande maioria dos alimentos que tantas vezes pensamos ser a opção mais saudável. Não acredita? Dois exemplos: um iogurte Activia de morango e romã 0% da marca Danone tem quatro cubos de açúcar, qualquer coisa como 16 gramas, e um iogurte da Nestlé para bebés tem 9 gramas de açúcar.

Para o criador do projecto, o grande objectivo desta iniciativa é dar a conhecer aos consumidores esta realidade, mas apresentando-a de forma inovadora “usando a mesma linguagem visual que a indústria utiliza para vender os seus produtos”. Tudo isto feito com recurso a fotografias com iluminação cuidada, retoques atractivos e com elevado impacto visual.

Informação é poder e para a mente por trás do projecto esta é mais uma ferramenta para os consumidores fazerem escolhas alimentares equilibradas, ficando assim a tarefa de escolher alimentos saudáveis mais facilitada.

Em declarações ao El País, o fotógrafo aponta o dedo à industria alimentar e a algumas das suas práticas, já que esta “apresenta os seus produtos de forma brilhante para seduzir o consumidor. Se quisermos lutar contra este marketing, devemos estar ao mesmo nível que eles e usar as suas próprias armas para criar imagens atraentes que comuniquem de forma eficaz”.

Na conta de Instagram do projecto, Antonio Rodríguez Estrada publica vários vídeos que desvendam alguns dos segredos da indústria alimentar para tornar determinado produto mais apelativo.

Foto: sinAzucar.org

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php