Uma bicicleta que desafia todos os conceitos de mobilidade

uma nova forma de transportar a bicicleta

Numa altura em que se fala tanto em mobilidade sustentável e na aposta da utilização da bicicleta, um italiano teve uma ideia brilhante para tornar este veículo ainda mais apelativo e prático. Gianluca Sada, designer de profissão, criou uma bicicleta que se pode dobrar e fechar para transportar facilmente, quase como se fosse um chapéu de chuva.

Este novo sistema de transporte foi desenvolvido através da aplicação de rodas que se dobram, já que não possuem aros nem centro e da substituição da corrente por um eixo. Contudo, apesar do pequeno tamanho quando dobrada, a bicicleta transforma-se num veículo de tamanho convencional quando aberta.

“A ideia de bicicletas dobráveis já foi submetida a vários estudos, que se focaram em reduzir o tamanho e dimensões dos veículos, o que levou à produção de bicicletas mais pequenas”, explica o inventou. “Estas bicicletas possuem um quadro e rodas pequenas à custa da estabilidade”, indica.

Depois de vários protótipos, Gianluca Sada desenvolveu o actual modelo, com rodas sem aros e um sistema de fecho que permite ao ciclista transportar a bicicleta como uma mochila. “Este projecto pode ser o primeiro passo para um novo sistemas de mobilidade alternativo aos esquemas convencionais”, explica o designer.

Veja aqui algumas fotografias desta bicicleta tão inovadora.

Foto: Gianluca Sada Facebook 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php