Estas dicas de cozinha vão transformá-lo num chef em ascensão

chef

Conhecer algumas dicas de cozinha nunca é de mais. Nunca se sabe quando vai precisar delas, quer seja um amador na arte da culinária ou um chef em ascensão.

Retirar até três vezes mais sumo dos limões

Um limão de tamanho médio contém cerca de três colheres de sopa de sumo. Para maximizar a quantidade de sumo espremida, role a fruta sobre um balcão da cozinha, aplicando pouca pressão. Este gesto rompe as células mais pequenas, permitindo aproveitar mais sumo. Alternativamente, pode também aquecer durante 20 segundos o limão no microondas. Posteriormente, corte o limão na longitudinal em vez de um corte transversal. Irá conseguir retirar até três vezes mais sumo do fruto.

Cubos de gelo instantâneo

Pode parecer improvável, mas a água que já foi fervida congela mais rápido do que água vinda directamente da torneira. A razão para o fenómeno é descrita pelo efeito Mpemba, apelido do habitante da Tanzânia que reparou no facto pela primeira vez e alertou os físicos para o fenómeno.

Alho fácil de descascar

Bata a cabeça de alho com a base de uma panela para separar os dentes. Em seguida, coloque-os num recipiente de metal e tape-os com outro recipiente de metal. Posteriormente, agite os alhos ligeiramente para que se soltem completamente das cascas.

Manter o pão fresco

Coloque o pão num saco de plástico juntamente com um aipo e deixe repousar durante uma noite. O pão irá absorver a humidade do aipo, conferindo-lhe um sabor fresco. Uma vez que o aipo não possui um sabor forte não irá afectar o sabor do pão.

Livre-se do cheiro a cebola

Se as suas mãos ficarem a cheirar a cebola ou alho depois de os cortar os descascar, esfregue-as com uma colher de aço inoxidável que irá absorver o odor. O enxofre das plantas é atraído pelos metais que compõem o aço.

Como não chorar ao descascar cebolas

Descasque ou corte a cebola mergulhada numa tigela. A água vai impedir que os odores que causam as lágrimas se libertem. Pode alternativamente colocar sumo de lima na faca antes de descascar as cebolas. O ácido reage com os compostos químicos da cebola resultando numa menor libertação dos gases que o fazem chorar.

Reciclar óleo de cozinha

Se quer reutilizar o óleo de cozinha, mas sem o sabor e cheiro do que foi anteriormente cozinhado, coloque-o numa frigideira e deixe aquecer em lume brando. Adicione um pouco de raiz de gengibre cortada e deixe fritar durante 15 minutos. Ao longo deste quarto de hora, o gengibre vai absorver os odores e sabores que ficaram retidos no óleo.

Evitar que o leite ferva de mais

Frequentemente, o leite ferve de mais e entorna. Este fenómeno acontece porque quando o leite aquece, a água da sua estrutura molecular começa a evaporar a partir da sua superfície. Como resultado, as proteínas e gordura concentram-se numa camada espeça no fundo do recipiente que, eventualmente, se torna tão densa que o vapor de água que sobre através do leite não a consegue romper com facilidade. Ao ficar preso nesta camada, a pressão aumenta até que o vapor consiga romper a camada, o que leva a que o leite entorne. Para evitar sujar o fogão coloque uma colher de metal dentro do recipiente. A colher quebra a tensão à superfície, permitindo que o vapor de água que se acumula no fundo evapore sem entornar o leite.

Salvar arroz queimado

Se o seu arroz se queimar, não desespere. Retire o arroz do calor e coloque uma fatia de pão branco em cima do arroz durante 10 minutos. O pão vai absorver e extrair o sabor a queimado. Porém, cuidado ao servir porque o arroz queimado vai continuar no fundo do tacho.

Molho perfeito

Se um molho ou sopa ficar demasiado espesso ou gorduroso, desligue o calor e deixe repousar durante uns minutos. A maior parte da gordura vai ascender à superfície. Posteriormente, coloque alguns cubos de gelo no líquido. A gordura e óleo nas proximidades dos cubos vão solidificar, facilitando a sua remoção.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php