bananas

Com cereais, em batido ou sem acompanhamento, a banana é um dos frutos mais populares do mundo, e até vem com embalagem própria. A abertura é fácil e depois de comida basta deitar fora a casca. Mas deveria ser assim?

Já pensou qual o destino final dos milhões de cascas de bananas consumidas anualmente? Nos aterros e lixeiras, junto com o restante lixo, onde no seu processo de decomposição produzem metano, um gás com efeito estufa 21 vezes mais potente que o dióxido de carbono. De acordo com a Environmental Protection Agency, a comida não consumida corresponde a 20% das emissões de metano, que é um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

Mas estas cascas de banana não têm necessariamente de ir para o lixo. Nos países asiáticos é comum comer a banana cozinhada com a casca. Para os mais reticentes, as cascas de banana também podem ser utilizadas para fertilizar tomateiros ou para produzir vinagre de banana. Fique a conhecer aqui algumas das utilizações possíveis para as cascas de banana.

1. Fertilizante para tomateiros

Envolva as cascas de banana na planta do tomate para que à medida que esta vai crescendo possa absorver os nutrientes das cascas.

2. Fertilizante para plantas interiores

Coloque as cascas de banana mergulhadas num frasco com água e deixe repousar durante alguns dias. Posteriormente, misture a água do frasco com uma quantidade de água normal cinco vezes superior. Regue as plantas do interior da sua casa com esta água.

3. Compostagem

As casas de banana decompõem-se muito rapidamente e dado e elevado teor em nutrientes são uma óptima adição ao seu centro de compostagem caseiro.

4. Acalmar erupções cutâneas

Esfregue as cascas de banana em erupções cutâneas ou picadas de mosquito para um alívio rápido.

5. Alimentação de animais domésticos

Deixe as cascas secar durante alguns dias e depois dê-as como alimento a galinhas, coelhos, porcos e outro gado doméstico.

6. Produção de vinagre

Utilize o vinagre de casca de banana para temperar saladas ou noutros cozinhados. Pode produzir o seu vinagre de casa de banana caseiro.

7. Amaciar a carne

Adicione casca de banana madura aos cozinhados de carne para evitar que esta fique rija ou seca durante a preparação.

8. Coma a casca

Coma a casca da banana para tirar partido de mais nutriente, antioxidantes e fibras. Uma das maneiras possíveis é ferver as cascas durante 10 minutos e consumi-las posteriormente. Outra é tritura-las na liquidificadora ou ainda cortando-as em pequenos pedaços e comê-las juntamente com outros frutos.

9. Alimento para pássaros e borboletas

Pode sempre dar as cascas de comer aos pássaros e às borboletas. Coloque-as no jardim numa plataforma elevada e verá que rapidamente atraem pássaros e borboletas. Mas cuidado, porque também podem atrair vespas e abelhas.

10. Polir peles e prata

Esfregue a parte exterior da casca da banana em sapatos de pele, blusões de pele ou outro vestuário ou mobiliário. Posteriormente, limpe com um pano seco. Verá que as peles ficarão mais limpas e brilhantes. Para polir prata deixe as cascas de banana repousarem em água algumas horas e utilize depois essa água para limpar a prata.

Foto: marco anghinoni / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta