sleepy

Dormiu mais do que o normal na noite passada, mas continua cansado? Pois é, ao contrário do que imagina, dormir mais horas do que o habitual pode não ser a cura para o cansaço. Isso porque o corpo está habituado e acostumado a uma rotina de sono. Ficar mais tempo na cama interrompe justamente este ritmo já estabelecido.

Segundo Michael J. Breus, psicólogo clínico da Academia Americana da Medicina do Sono, a média de um ciclo de sono é de 90 minutos, o que significa que as pessoas passam por aproximadamente cinco etapas durante uma noite de 7,5 horas de repouso.

Portanto, quem fica uma hora a mais na cama,  desperta no estágio três ou quatro deste ciclo, que representa o sono profundo. Além de ser mais difícil acordar nesta fase, a interrupção desta etapa completa deixará a pessoa exausta e desanimada durante todo o dia.

“Vale lembrar que quantidade não é qualidade. Você pode dormir muito e ainda ser estar privado de um bom sono”, afirma o especialista.

Para ter uma boa noite de sono, “o ideal é definir o alarme para o horário que precisa de se levantar da cama de manhã e diminuir 7,5 horas para assim encontrar a hora ideal para ir dormir e poder completar os cinco ciclos durante a noite”, sugere Michael J. Breus.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta