Uma quintinha sustentável na Eslovénia rural

Há uma parte importante da nossa vida, desde os produtos que consumimos, às tradições que recuperamos ou os locais por onde passamos, que são regressos ao passado. A arquitectura não foge a esta tendência, com a reabilitação urbana e a recuperação de casas antigas.

Esta casa, porém, é diferente. Ela foi construída de raiz, mas teve como ponto de partida as antigas quintas agrícolas típicas da Eslovénia, explica o Inhabitat. Construída na paisagem bucólica de Rodovljica, naquele país eslavo, esta casa foi desenhada pelo atelier Scapelab como uma visão moderna da tradicional quinta rural.

Construída com madeira pré-fabricada e uma fachada contemporânea de folha de zinco metálico, a casa tem nos painéis solares que reduzem a sua pegada ambiental e os custos de manutenção o seu ponto alto.

A utilização de materiais baratos e de pouca manutenção, aliados às técnicas de casa pré-fabricadas, permitiu aos arquitectos montar rapidamente a casa no local, em poucos dias. Ainda que esta não possua janelas, as persianas e espaços entre os painéis solares permitem que a luz natural e ventilação entre no interior da casa, preservando a sua privacidade.

Por outro lado, os proprietários e visitantes podem usufruir da magnífica vista de Rodovlljica, caso abram a porta para os terraços a sul e norte. Os painéis solares, aquecimento central e eficiência energética da casa garantem que os custos de manutenção são reduzidos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta