eficiencia energetica

Numa altura em que comemora 10 anos de existência, o projecto Topten.pt volta a disponibilizar a informação mais actualizada do mercado português no que respeita à eficiência energética.

No site desta iniciativa da Quercus é possível consultar 14 categorias de produtos de uso quotidiano consumidores de energia. Nove destas categorias foram agora actualizadas com os mais recentes modelos disponíveis no mercado nacional, para assim se determinar os produtos com melhor desempenho energético em cada categoria.

Há nove categorias que sofreram actualizações quanto ao seu consumo energético:  congeladores/arcas, aspiradores, frigoríficos, máquinas de lavar roupa, máquinas de lavar loiça, fornos, lâmpadas, máquinas de café e televisores. Nesta última categoria, é de destacar o reforço da exigência nos critérios aplicados, bem como a criação de uma nova subcategoria exclusivamente dedicada aos televisores de ultra definição (4K).

Pela consulta dos “topten” em cada categoria/subcategorias de produtos, o consumidor tem ao seu dispor informação que poderá ser uma ajuda preciosa para uma compra bem informada, nomeadamente ao nível da electricidade e água que os aparelhos vão consumir e gastar ao longo do seu tempo de vida útil.  É ainda possível fazer a comparação entre vários modelos para um mesmo produto, para assim poder assim melhor avaliar o potencial de poupança que poderá alcançar ao investir num modelo semelhante, mas energeticamente mais eficiente.

Com o novo ano, surgiram novidades na concepção ecológica e rotulagem energética, tais como: novos modelos de televisores colocados no mercado têm que apresentar a etiqueta energética com a escala A++ a E; e os novos aparelhos de ar condicionado colocados no mercado têm que apresentar a etiqueta energética com a escala A++ a E. Os aparelhos de ar condicionado e televisores têm tido uma progressão faseada do intervalo de classes de eficiência energética (pela introdução de classes mais eficientes e desaparecimento das menos eficientes). A próxima e última alteração ocorrerá em 2019 para o ar condicionado e em 2020 para os televisores.

Além da consulta da ferramenta online, o projecto Top Tem conta também com o Selo ‘Líderes em eficiência energética’, que pode ser encontrado nas lojas físicas e online, bem como nos sites das marcas. Até agora, já aderiram a este selo mais de 50 fabricantes com modelos distinguidos pelo Topten.pt.

O Topten.pt está inserido no projeto Topten Act, financiado pelo Programa-Quadro de Investigação e Inovação – H2020, da União Europeia, que reúne 17 parceiros de 16 países.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta