olhos cansados

O computador é um instrumento de trabalho cuja utilização está cada vez mais generalizada às mais diversas profissões. Os benefícios que traz são inestimáveis, mas o seu uso traz também desvantagens, nomeadamente ao nível da saúde dos utilizadores. Uma queixa comum à maioria dos utilizadores é a fadiga visual. Duas horas por dia a olhar para o monitor são o suficiente para originar os sintomas associados à fadiga visual.

Segundo dados avançados pela CNN, entre 70 a 75% das pessoas que utilizam o computador apresentam problemas de olhos e visão, de acordo com a Associação Americana de Optometria. Dores de cabeça, dor nos olhos, vermelhidão, lacrimejar, visão dupla e perda de foco são sintomas que indicam fadiga ocular.

A boa notícia é que com alguns cuidados é possível prevenir futuras doenças nos olhos. Fique com alguns conselhos partilhados pelo médico Edward Kondrot, director da Clínica de Medicina Integrativa do Colégio Americano de Homeopatia em Phoenix, Estados Unidos, e presidente da Associação de Medicina Integrativa e de Homeopatia em Arizona.

2- Faça uma pausa

Pare durante 15 minutos e foque os seus olhos num objecto do outro lado da sala. Este procedimento dará ao músculo ocular uma oportunidade para relaxar.

2- Tente “palmear”

Esta é essencialmente uma meditação para os olhos. Feche os olhos e coloque o centro das palmas das mãos sobre os olhos. Respire lentamente e relaxe os músculos do olho.

Esta é uma excelente forma de rejuvenescer os olhos durante os longos períodos que se está em frente ao computador. Simultaneamente, mantenha os ombros e pescoço relaxados. A tensão nesta área irá causar uma pressão sobre os olhos. Uma massagem no pescoço e ombros também faz maravilhas.

3- Pisque os olhos com frequência

Quando se fazem trabalhos exigentes ao computador, a frequência com que piscamos os olhos diminui. Deve fazer um esforço consciente para piscar um pouco os olhos a cada 10 ou 15 segundos. Isto irá cobrir a córnea, ou a parte frontal do olho, para nutrir os seus olhos com oxigénio e nutrientes.

4- Use óculos para estar ao computador

Use óculos e trabalhe a uma distância adequada, 127 a 160,02 centímetros, dependendo do ponto focal do olho. Os óculos para usar ao computador têm um ponto focal diferente dos óculos para ler. Este esforço extra causará pressão nos músculos dos olhos, que, além de causar desconforto, pode levar ao aumento da pressão ocular.

5- Mantenha o monitor brilhante 

Este procedimento irá reduzir a fadiga ocular. Um monitor brilhante leva a que a pupila se contraia, o que fará com exista uma maior amplitude de foco. Assim, reduzirá a necessidade do olho acomodar-se e permitirá trabalhar mais tempo com maior conforto.

6- Reduza a luz azul à noite

Um estudo da Harvard conclui que a luz azul à noite reduz negativamente os níveis de melatonina, que pode ser prejudicial para a saúde. Reduza o tempo de utilização do computador à noite ou use óculos para bloquear a luz azul.

7- Consuma vitaminas e minerais

Tendo em conta que os olhos são uma das maiores exigências de energia do corpo, é importante que eles recebam quantidades adequadas de vitaminas e minerais. É importante optar por uma vitamina que forneça antioxidantes e ingredientes-chave que ajudarão a melhorar a saúde dos olhos e a reduzir a fadiga ocular. Deve dar preferência aos alimentos ricos em vitaminas A, C e E, ​​com B e zinco.

8- Homeopatia

Aconselhe-se com o seu médico para saber o nível de terapia que funciona para as suas circunstâncias individuais. Um dos medicamentos homeopáticos mais comuns para tratar a fadiga ocular é a Ruta Graveolens, uma planta encontrada em jardins. Esta planta é capaz de reduzir significativamente os sintomas da fadiga visual durante o uso prolongado do computador.

9- Mantenha a luz acesa

Não ter a luz acesa quando está a usar o computador (ou a ver televisão) pode agravar ainda mais o cansaço dos olhos. Certifique-se de que a luz é a mais adequada.

10- Verifique a posição do seu computador

A posição do seu computador pode aumentar a fadiga ocular. É importante estar posicionado a uma boa distância –  entre 50,8-71,1 centímetros dos olhos. Reposicione o seu computador para o conforto visual máximo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta