Temperatura média no lugar mais frio do mundo? -71.2C

o local habitado mais frio do mundo fica aqui

Fotos: Amos Chapple

Ontem e hoje os termómetros em Portugal registaram temperaturas a rondar os zero graus, ou ainda mais baixas em algumas regiões do país. Os avisos das entidades responsáveis alertam para a necessidade de protecção extra contra o frio gélido que se faz sentir, mas como conseguirão suportar o frio as pessoas que vivem em locais onde a temperatura pode chegar aos -71.2C?

Foi exactamente isso que o fotógrafo Amos Chapple quis descobrir ao visitar Oymyakon, uma pequena vila na Rússia, conhecida por ser o local habitado mais frio do mundo. Com o recorde de temperatura baixa a ser alcançado em 1924 com uns impressionantes −71.2 °C, e com a temperatura média em Janeiro a rondar anualmente os -50°C, esta vila ganha com mérito a distinção de local habitado mais frio do mundo.

Durante a sua estadia de dois dias em Oymyakon, o fotógrafo pode vivenciar em primeira mão o frio intenso que ali se faz sentir, ficando surpreendido com o poder arrebatador das gélidas temperaturas. “Estava a vestir uma calças finas quando, pela primeira vez, me deparei com temperaturas de – 47 °C. Lembro-me de sentir que o frio estava fisicamente a “agarrar-se” às minhas pernas, e de sentir que de vez em quando a minha saliva congelava, transformando-se em pequenas agulhas que me picavam os lábios”, contou o fotógrafo ao weather.com

Também o equipamento do fotógrafo não escapou imune aos efeitos do frio, com as lentes da sua máquina a ficarem por vezes congeladas. Veja agora algumas das imagens tiradas por Amos Chapple em Oymyakon, o local habitado mais frio do mundo.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php