Escadas espiral

As escadas são provavelmente um dos objectos fotográficos mais improváveis. Mas as escadas em espiral e helicoidais podem ser uma surpresa agradável para os fotógrafos mais desprevenidos. Captados da perspectiva certa, simples degraus podem tornar-se em fotografias fantásticas.

Muitas das boas fotografias de escadas devem a sua beleza à forma espiral hipnotizante das escadas. As escadas em espiral são apreciadas pelos arquitectos e designers pelas colunas de espaço que criam e pelas formas dinâmicas. Tecnicamente, a maioria destas escadas são helicoidais e não espirais – verdadeiras escadas em espiral devem girar em torno de um ponto central, enquanto que as escadas helicoidais giram a uma distância definida a partir de um ponto central.

As aplicações históricas das escadas em espiral também são interessantes. Já alguma vez reparou que as escadas em espiral dos castelos e torres são quase sempre no sentido dos ponteiros do relógio (do ponto de vista de quem sobe)? As escadas foram construídas desta forma para que os soldados que defendiam o castelo pudessem tirar partido do confronto com o inimigo no caso de o combate se dar nas escadas. Os soldados invasores (que sobem as escadas) não tinham espaço para manobrar as espadas (supondo que a maioria era destro), ao passo que os soldados que defendem o castelo possuíam espaço suficiente para manejar as armas.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta