tronco

À primeira vista pode parecer que esta estante bamba está um pouco fora de contexto, colocada no meio de uma floresta. No entanto, e de acordo com o seu criador, ela não podia estar em melhor sítio. O artista David Harper, canadiano a viver em Nova Iorque, criou a instalação recorrendo ao reaproveitamento de troncos de árvores, em homenagem à natureza.

Usando – emprestada – a citação de Shakespeare – “estas árvores serão os meus livros” – Harper homenageou as matérias vivas que nos permitem alcançar e distribuir conhecimento.

A instalação chama-se Stacks. O lado esquerdo da estante consiste numa porção de madeira seca apodrecida. À medida que se avança para o lado direito da estrutura, o tronco torna-se num suporte forte e resistente. A transformação simboliza a forma como o cérebro humano se desenvolve à medida que adquire conhecimento.

A estante foi construída ao ar livre para ilustrar a relação que existe entre os objectos feitos pelo homem e as suas ligações directas com a natureza. Harper revela que uma das suas principais intenções ao criar este projecto foi a de aumentar a consciencialização acerca do crescente desrespeito global para com o meio ambiente.

A Stacks foi exposta no College’s Art and Design em Cazenovia, Nova Iorque. Neste momento, é a forma mais natural de poder ler um livro.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta