Pele saudável e natural no Inverno: as melhores dicas

pele saudável

Kristen Arnett, maquilhadora profissional e fundadora da Green Beauty Team, especialista em “beleza consciente”, afirma que 50% da população sofre de pele seca durante o Inverno. Para combater este problema, partilhou algumas recomendações para se conseguir manter uma pele saudável mas também natural.

1- Beba mais água: o segredo para uma pele hidratada vem de dentro para fora, logo a ingestão deste líquido é fundamental. Arnett recomenda que a água seja consumida à temperatura ambiente ou quente. E acrescenta: “Se estiver muito desidratado, adicione uma pitada de sal mineral à água, o que ajudará o corpo a absorvê-la de forma mais eficaz”.

2- Cuidado com o sal: se costuma comer alimentos muito salgados, isso pode causar um desequilíbrio no balanço de sal e levar, por sua vez, a uma desidratação da pele. Tente não ter a mão pesada na hora de usar o saleiro.

3- Corte nas bebidas com cafeína: o café e os chás não vegetais contêm cafeína, um diurético natural que desidrata a pele. No Inverno, opte por chás de ervas ou água e a sua pele irá melhorar.

4- Evite hidratantes com petróleo: o óleo mineral e a vaselina são produtos compostos por petróleo, o que significa que cobrem a pele, mas não a hidratam – na verdade, a camada de óleo superior impede a pele de produzir os seus próprios óleos. Certifique-se que a sua derme produz os seus naturais e saudáveis óleos.

5- Evite sabonetes com sulfatos: quando nos lavamos, o objectivo passa por ficarmos limpos sem retirar os óleos naturais protectores da pele. Os sulfatos, presentes em alguns sabonetes e géis de banho em espuma, removem esse sebo natural. Arnett sugere o uso de produtos de limpeza de pele sem sulfatos, como os das marcas Alaffia ou Nourish, por exemplo.

6- Aproveite o poder dos óleos: usar óleo ou hidratantes à base de óleo não torna o corpo mais oleoso – na verdade, é benéfico e não bloqueia a produção natural de sebo. Assim, Arnett recomenda o uso de óleo de jojoba que, segundo ela, “é o mais próximo ao sebo natural da pele e não é gorduroso”. Os óleos de coco e gergelim, assim como as manteigas corporais de karité e cacau também funcionam bem, dependendo da quantidade que a sua pele necessita. A menos que tenha a pele muito oleosa, a maioria das peles no Inverno podem usar um pouco de óleo. A aplicação depois de um banho quente irá ajudar a pele a absorvê-lo.

Foto: via Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php