Tristeza em cativeiro

Chama-se We Animals (Nós animais) e é o novo livro da fotojornalista Jo-Anne McArthur. O livro retrata a vida dos animais em cativeiro – a sua tristeza, principalmente – e relata 15 anos de Jo-Anne enquanto fotógrafa de vida animal.

“Conheci centenas de milhares de animais. Alguns apenas de passagem, mas outros pude conhecer durante muitos anos”, explicou a autora.

“Encontrei animais que têm e tiveram uma tristeza inimaginável, muito sofrimento. E outros que tiveram a sorte de terem alguém que gostasse deles, uma companhia humana dedicada”, explicou a fotógrafa ao Huffington Post.

Durante as suas quase duas década de trabalho, Jo-Anne visitou quintas de animais, indústrias e laboratórios de testes médicos. “Há animais cuja vida começa e acaba aí”, explica.

O reverso da medalha são as equipas de voluntários e organizações que se dedicam intensamente à vida animal. “Eles trazem afecto e recursos, criam-nos e curam os que estão doentes ou foram abandonados”, continua.

O livro We Animals pretende honrar todos os animais que Jo-Anne fotografou, reunindo centenas de fotografias sobre as suas viagens e animais que encontrou. “O que verão nestas páginas pode surpreendê-lo ou chocá-lo. O meu objectivo não é mandá-lo embora mas trazê-lo, torna-lo participante”, concluiu a autora.

Veja 11 das fotos seleccionadas para o livro – a última é chocante mas, por alguma razão, a fotógrafa fez questão de a incluir.

Fotos: Jo-Anne McArthur, via Huffington Post

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta