couve bruxelas_SAPO

Está frio – muito frio – e os pratos mais apetecíveis são comidas quentes e reconfortantes. Se a escolha não for bem-feita o mais provável é acabar a comer pratos calóricos e gordurosos. Os vegetais assumem-se assim como uma boa opção. Porém, nesta altura do ano a quantidade e variedade de legumes e hortaliças disponíveis é menor. Ainda assim, existem algumas opções que acabam por ser mais saborosas quando consumidas no Inverno, pois alguns vegetais crescem melhor na presença do frio.

Durante o inverno os vegetais são mais doces, pois quando as temperaturas descem estas plantas recorrem às reservas de energia e transformam-nas em açúcar, que é armazenado nas células para as proteger do frio, indica a Time. Com base num texto desta revista, citado pelo agregador O Meu Bem Estar, deixamos-lhe sete opções de vegetais que por esta mesma razão são mais saborosos quando consumidos durante o Inverno.

1.Couve-de-folhas

Rainha do tempo frio que pode prosperar em temperaturas até menos 12 graus Celsius. Normalmente é um vegetal amargo mas na presença do frio torna-se mais adocicado.

2.Couve-de-Bruxelas

Um dos vegetais mais odiados pelo seu sabor acre. Mas tal como a couve-de-folhas, a de Bruxelas torna-se mais adocicada durante o inverno que no verão.

3.Couve-rábano

Tem um aspecto estranho mas este vegetal em forma de bolbo é um sobrevivente do inverno. A couve-rábano não gosta de temperaturas quentes, pelo que prospera durante o inverno.

4.Mostarda-castanha

É um vegetal com um sabor apimentado que se dá melhor em temperaturas frias. É sempre mais saborosa quando plantada durante o inverno.

5.Cherovia

Não só os legumes verdes conseguem prosperar durante o inverno. A cherovia é exemplo disso. É um vegetal bastante parecido com a cenoura mas de cor esbranquiçada que prospera durante o inverno. Tal como a cenoura pode ser utilizada para uma enorme variedade de pratos.

6.Couve-galega

A couve do caldo-verde e típica de Portugal e da Galiza. São ricas em vitaminas e tornam-se mais doces no frio.

7.Repolho

Uma das variedades de couve mais utilizadas na culinária. Consegue sobreviver até temperaturas de menos três graus Celsius pelo que é ideal de cultivar e consumir no inverno.

Foto: Vegan Feast Catering / Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta