hidrogénio

Depois de inúmeras tentativas, uma equipa de cientistas da Universidade de Harvad conseguiu alcançar aquilo que até há pouco parecia apenas uma hipótese digna de um filme de ficção cientifica.  Esta equipa de uma das mais conceituadas universidades do mundo conseguiu transformar hidrogénio em metal, um feito com poder para revolucionar o mundo.

Há mais de um século, várias cientistas vinham a tentar encontrar a fórmula mágica para transformar hidrogénio em metal, mas Isaac Silvera e Ranga Dias foram os primeiros a conseguir tamanho feito. A proeza está já a ser comparada com o “Santo Graal da física de alta-pressão”, uma vez que a substancia agora descoberta é o material mais raro e valioso do planeta.

Mas qual é a real importância desta descoberta cientifica? Ora, o material agora descoberto tem um enorme potencial para o sector da indústria, uma vez que possibilitaria a produção de carros super-eficientes, comboios de alta velocidade ou computadores ultra rápidos.

Neste momento a recente descoberta ainda se encontra em fase de estudo, sendo apenas observável através de dois diamantes, que são utilizados para esmagar o liquido de hidrogénio em temperaturas inferiores às de congelamento. Os testes são promissores, mas uma dúvida persiste: será este novo material estável sob pressão e a temperaturas normais?

Próximo passo a dar por esta equipa de cientistas? Já que neste momento é necessária uma quantidade de energia gigante para produzir metal a parti de hidrogénio, estes cientistas querem encontrar uma forma de “criar fios a partir desse material e usá-los na rede de electricidade, pois isso podia mudar a história”, diz com esperanças o cientista Isaac Silvera.

Foto: Harvard University

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta