Florestas: parecem criadas por computador, mas são mesmo verdadeiras

Florestas de conto de fadas

Já todos lemos um livro ou vimos um filme onde as personagens se encontram numa floresta assombrada ou encantada, que parece ter saído de algo como um conto de fadas. O nevoeiro, as árvores mais altas que arranha-céus e as cores são os ingredientes que compõem estes cenários mágicos da ficção. Contudo, existem florestas bem reais que facilmente poderiam ter saído de um destes contos de fadas.

1.Floresta Torta, Polónia

Localizada nas imediações da aldeia de Nowe Czarnowo, no oeste da Polónia, existe uma floresta com 400 pinheiros. A floresta não seria nada de extraordinário não fosse o facto de todos os pinheiros crescerem com uma curva acentuada.  Além deste pormenor a floresta não tem mais nada de extraordinário. As árvores que crescem em volta do local são perfeitamente normais e crescem direitas. Acredita-se que a Floresta Torta foi plantada na década de 1930 pelos alemães, altura em que esta área da Polónia fazia parte da província germânica da Pomerânia. Os estudos indicam que e a forma que as árvores possuem foi provocada pelo homem, mas ainda não se provou como é que os alemães criaram esta floresta curva.

2.Floresta da Ilha Sentinela do Norte, Golfo de Bengala 

A Floresta da Ilha Sentinela do Norte, no Golfo de Bengala, é uma das poucas florestas que ainda permanecem intactas. A floresta cobre a ilha inteira, com 72 km², sendo rodeada por barreiras de coral, não possuindo portos naturais, o que dificulta a chegada do homem. A ilha alberga também a última tribo existente pré-neolítica. Esta tribo não contacta com o exterior e quando os primeiros homens modernos tentaram explorar a ilha foram afastados com dardos e flechas.

3.Parque Nacional de Bialowieza, Polónia e Bielorrússia

O Parque Nacional de Bialowieza é uma floresta que atravessa o território da Polónia e da Bielorússia e parece ter sido transportada directamente dos tempos antigos. É a última floresta primitiva sobrevivente na Europa e os especialistas consideram-na como uma cápsula do tempo com 7.000 anos. Dentro das fronteiras do parque os lobos vagueiam livremente, crescem alguns dos carvalhos mais antigos e altos do mundo e vivem pequenas criaturas como as corujas-pigmeu.

4.Floresta Hoia-Baciu, Roménia

É claro que nem todos os contos de fadas têm finais felizes. E a Floresta de Hoia-Baciu poderia ser um bom local para um final menos feliz. Conotada como a floresta mais assombrada do mundo e localizada na região da Transilvânia, na Roménia, o local é procurado pelos relatos de actividades paranormais que lá acontecem. O nome da floresta foi dado pelos habitantes das aldeias próximas depois de um pastor ter entrado na floresta com as suas 200 ovelhas e desaparecer sem deixar rasto.

5.Floresta de Bambu de Sagano, Japão

Localizada a uma pequena distância de Quioto, a Floresta de Bambu de Sagano é, como o nome indica, inteiramente composta por árvores de bambu. Apesar de não ser a floresta típica dos contos de fadas ocidentais, faz parte do imaginário nipónico.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php