O peixo macho que cuida dos filhos

Para quem acha que carregar um bebé na barriga pode ser fisicamente desgastante, sobretudo na parte final da gravidez, veja este exemplo da natureza: os machos de Opistognathus, a quem os anglo-saxónicos chamam “jawfish”, fertilizam os ovos depois do acasalamento e, de seguida, recolhem-nos na boca, de modo a protegê-los até que choquem.

Enquanto está com os ovos na boca, o macho não se pode alimentar, o que acarreta um considerável emagrecimento. Esta visão rara do comportamento deste peixe foi recentemente capturada nas águas das Filipinas, perto de Coron Island, pelo fotógrafo Zafer Kizilkaya, que referiu nunca ter visto nenhum peixe desta espécie tão grande.

“No início era muito tímido e só parte da sua cabeça era visível. Esperei durante duas horas até que ele se tornasse suficientemente confiante para deixar o esconderijo”, frisou o fotógrafo.

Kizilkaya acrescentou que ficou “fascinado ao ver os peixes a permitir que a água oxigenasse os ovos. Verifiquei a zona e encontrei outros quatro peixes da espécie, mas nenhum tinha ovos, nem era tão grande”.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta