Invenção transforma água do mar em água potável através da energia solar

ondas

Uma parceria entre o MIT e a empresa indiana Jain Irrigation Systems criou um método para transformar água salgada em potável. O sistema usa a eletrodiálise e tem uma explicação simples: o sal é dissolvido na água e transforma-se em partículas com cargas eléctricas positivas e negativas. Para remover essas partículas, o sistema usa membranas eléctricas que atraem as cargas como se fossem imãs.

“Funciona como um circuito eléctrico. Os íons são puxados para fora da água em direcção aos electródos”, explicou ao Boston Globe Natasha Wright, doutoranda no MIT e uma das criadoras do sistema. De acordo com Wright, apenas 5% da água é perdida nesse processo.

A dessalinização é feita através de baterias similares às de carros e camiões. Elas são carregadas durante o dia utilizando painéis que captam energia solar.

Uma unidade do sistema é capaz de abastecer água para irrigar uma pequena quinta ou então para atender às necessidades de uma população de cinco mil pessoas.

Apesar do foco em países em desenvolvimento, a invenção pode ser importante também para grandes áreas metropolitanas.

A invenção venceu um desafio da USAID, um órgão do governo americano que lida com populações que passam necessidades. O objectivo do desafio era criar um sistema simples e barato para fornecer água limpa para comunidades rurais em países em desenvolvimento.

Foto: via Creative Commons

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php