9.462 animais foram abatidos nos canis públicos em 2016

canil

9462: este é o número de animais que foram abatidos nos canis municipais durante o ano de 2016. Dos 28.555 animais recolhidos ao longo do ano anterior em todo o país, cerca de um terço acabou mesmo por ser eutanasiado.

Segundo a Direcção Geral de Alimentação e Veterinária, os dados agora divulgados indicam no entanto uma diminuição de 6% nos abates em canis públicos, quando comparados com os valores oficiais de 2015, altura em que 12 mil animais foram abatidos.

A causa para esta diminuição pode estar relacionada com a adopção de novas práticas neste sector, depois da aprovação da nova legislação que entrará em vigor já no inicio de 2018.

Ora, a legislação que irá vigorar em 2018 apresenta algumas alterações, com uma das mais relevantes a ser a proibição do abate dos animais apenas pela sobrelotação dos canis. Neste sentido, alguns canis públicos estão a antecipar-se a estas mudanças, estando já a promover a esterilização e a adopção responsável junto das suas comunidades.

Dados divulgados pelo Jornal de Notícias, indicam no entanto que a adopção responsável de animais sofreu um decréscimo nos últimos anos. Se em 2016 os números indicam que 10.400 animais foram adoptados e resgatados dos canis públicos, em 2015 os valores eram mais elevados, com 12.400 animais a serem acolhidos numa nova família.

Foto: Tiago Sureck / Creative Commons 

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php