Banco Farmacêutico: farmácias de todo o país vão ajudar instituições de solidariedade social com medicamentos

medicamentos

A Jornada de Recolha de Medicamentos (JRM), iniciativa do Banco Farmacêutico, irá realizar-se no dia 18 de Fevereiro, um pouco por todo o país. 215 farmácias irão juntar-se a esta iniciativa, que quer ajudar 100 instituições de solidariedade do país com a entrega dos tão necessários medicamentos.

Segundo a organização desta iniciativa, as farmácias aderentes terão um papel fundamental no desenvolvimento de toda esta iniciativa, uma vez que no dia da Jornada, recolherão medicamentos não sujeitos a receita médica e produtos de saúde para uma ou mais instituições de solidariedade social. Desta forma, a sua principal função será recolher o máximo número de medicamentos que sejam essenciais para ajudar cada uma das instituições (IPPS). Igualmente importante, é o papel que os voluntários irão desempenhar ao longo de toda esta acção, estando presentes em cada farmácia e divulgando o Banco Farmacêutico a todos os utentes.

Após a Jornada, as doações serão entregues às instituições, no próprio dia ou durante a semana seguinte. Em 2016, o Banco Farmacêutico conseguiu angariar 10.500 medicamentos, que foram, posteriormente, distribuídos a 90 instituições, através da colaboração de 166 farmácias aderentes e dos 500 voluntários que se disponibilizaram para ajudar nesta causa.

Para o sucesso desta iniciativa é importante frisar que só podem ser doados medicamentos novos, seguros, de qualidade e que ainda não tenham estado fora do circuito do medicamento, ou seja, não poderão ser aceites medicamentos vindos de casa.

A IX Jornada de Recolha de Medicamentos conta com o apoio de cada uma das farmácias aderentes, da Ordem dos Farmacêuticos, da Associação Nacional de Farmácias (ANF) e da Logista Pharma. Os medicamentos recolhidos serão depois distribuídos por 16 distritos de Portugal: Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança, Vila Real, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Todas as informações sobre o projecto Banco Farmacêutico, bem com as farmácias aderentes e as instituições abrangidas pela recolha de medicamentos, podem ser consultadas aqui.

Foto:

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta


Patrocinadores

css.php