O Templo do Lixo

 

Criamos tanto lixo, hoje em dia, que não seria surpreendente se as futuras gerações acreditassem que, na verdade, os Homens do século XX e XXI foram adoradores de resíduos. É esta a ideia por trás do projecto Templo do Lixo, da Salzig Design.

A empresa de design criou esta estrutura temporária em Roterdão, Holanda, em 2007 – fez parte da edição desse ano do Follydock Festival – tendo como base cerca de 100 toneladas de garrafas de plástico pressionadas e transformadas em fardos.

Apesar do carácter temporário e simbólico da estrutura, ela acabou por criar uma tendência na construção de grandes infra-estruturas a partir do lixo. Dois anos depois, o ecologista britânico David de Rothschild criou o Plastiki, primeiro cataramã feito de plástico reciclado do mundo – um veleiro de 20 metros construído com 12.000 garrafas de plástico usadas.

Há também o projecto Watershed – uma instalação de garrafas PET em Nova Iorque, Estados Unidos – e esta estufa feita com plástico reciclado.

Ao contrário dos restantes projectos, o Templo do Lixo já não existe. No entanto, e à medida que a tendência de criar infra-estruturas continua – das pequenas às mais complexas – não nos deveremos surpreender se, em breve, virmos novos projectos feitos com resíduos.

Comentários (Facebook):

Deixar uma resposta